Que é Hospedagem de Sites e Como Funciona?

Desenvolver um site não é a tarefa final que precisa ser feita para digitalizar o negócio. A etapa final e mais importante da digitalização é escolher uma plataforma de Hospedagem de Sites onde o site será hospedado para o público. Mesmo que hospedagem na web seja um termo comum hoje em dia, muitas pessoas não sabem a importância da hospedagem ou não conseguem entender o conceito.

É por isso que decidimos descrever todo o processo de hospedagem para você, incluindo o processo de trabalho, sua importância, os tipos de hospedagem na web e vários outros fatos relevantes. Então, sem mais delongas, vamos começar com a discussão para que você possa agir na hospedagem do seu site imediatamente.

O que é Hospedagem de Site ?

Indo pelos livros didáticos, a hospedagem na web é um serviço que permite a um indivíduo ou uma empresa carregar seu site na internet e torná-lo público para um público global. São utilizadas várias tecnologias, pelas quais o site é feito online, e só a partir daí, será possível visualizar o site na internet, independentemente do motor de pesquisa.

Todos os sites atuais e ativos que você vê na WWW são armazenados em servidores diferentes, identificados por meio de suas localizações geológicas. Este é o método de hospedagem tradicional em que os servidores têm localizações físicas e, se um servidor estiver inativo ou com alguns problemas, todos os sites armazenados naquele servidor específico ficarão offline.

E, portanto, os usuários não conseguirão visualizar o site a menos e até que o servidor de hospedagem esteja ativo novamente. Essa era a ideia básica sobre o que é hospedagem de sites e como esses servidores funcionam. Nas próximas seções, lançaremos luz sobre diferentes aspectos da hospedagem de sites para seu esclarecimento.

Por que é essencial escolher hospedar um site?

Agora, uma vez que você tem uma ideia básica do que é hospedagem de sites, é hora de entender a importância da hospedagem para qualquer site, seja um site de blog pessoal ou comercial. 

  • A hospedagem torna o site confiável.

Um dos benefícios significativos da hospedagem de sites é que ela torna o site mais confiável e confiável. Na atualidade, existem vários sites baseados no mesmo nicho. Por exemplo, você pode encontrar dois sites com informações quase semelhantes sobre o negócio de restaurantes. Portanto, não há como entender qual é o site falsificado. É por isso que enviar seu site pela tecnologia de hospedagem ajudará você a estabelecer um relacionamento confiável e confiável com o público.

  • Faz com que o site funcione mais rápido.

Ninguém visitará o seu site novamente se ele estiver lento e não responder a nenhuma ação realizada pelo usuário em alguns segundos. Assim, digitalização não significa ter um site online para um negócio ou para fins pessoais. Significa também fornecer serviços e informações mais rápidos e confiáveis ao público. É aqui que a hospedagem na web é necessária, pois fornece alta velocidade ao site, evitando que o público fique frustrado ao visitar seu site.

  • Reduz o tempo de inatividade do site

O tempo de inatividade do site refere-se ao tempo em que nenhum usuário poderá ver o conteúdo do seu site, mesmo que o URL esteja ativamente presente no servidor. Há vários motivos pelos quais um site pode ficar inativo, o que pode causar uma perda de tráfego. É por isso que ter um host carregando seu site em seu servidor é melhor, porque sempre que o servidor em questão ou seu site enfrenta um problema, o tempo de inatividade será reduzido para alguns segundos. Muitos provedores de hospedagem oferecem até mesmo uma atualização dinâmica de sites, onde você não terá que se preocupar em tirar o site do ar por muito tempo.

  • Fornece segurança avançada para o site

Ao escolher um provedor de hospedagem adequado, você poderá atualizar a segurança do seu site adicionando “https” antes do URL principal da web. A letra “S” significa que seu site está protegido e não haverá perda de informações ou problemas de hacking. Para fornecer segurança “https” aos sites, o provedor precisa obter a certificação SSL, por meio da qual o site será criptografado automaticamente. Portanto, seu site será salvo de hackers ou quaisquer outras ameaças cibernéticas, como violação de dados, intrusão e assim por diante.

  • Remove redundâncias do site

Em alguns casos, a hospedagem de sites ajuda a remover todas as redundâncias do site ou avisa sobre elas antes que o site perca sua classificação no SERPs. Por exemplo, digamos que você forneceu um link de alta autoridade em seu conteúdo da web de outro site no mesmo servidor. Se esse site vinculado se tornar inativo ou for retirado do servidor permanentemente, o link ficará inativo. Esse é um tipo de redundância que pode ser facilmente removido, desde que o site seja hospedado corretamente.

  • O backup de dados é possível com hospedagem de sites.

Recentemente, vários provedores de serviços em nuvem também estão oferecendo serviços de hospedagem de sites. Esses provedores oferecerão a você uma opção de backup, em que uma cópia duplicada do site será armazenada no servidor de backup. Portanto, mesmo se um servidor falhar ou seu site for hackeado, você pode usar o site de backup para o seu público até que o original esteja online novamente. 

Como funciona a hospedagem de Site?

Quando você contrata um provedor de serviços de host da Web, a empresa coloca todos os arquivos, códigos, plug-ins e outros detalhes de back-end no banco de dados embutido do servidor. Uma vez que todos esses arquivos serão migrados para o servidor, a implantação precisa ser feita onde a interface do site é carregada para a rede do servidor da World Wide Web. Depois que uma conexão segura for estabelecida com o servidor host, o site ficará online. Todos verão o site, navegarão por ele e verão os elementos cujos arquivos e dados foram armazenados no banco de dados do servidor.

Conforme o usuário insere a URL ou o nome de domínio no navegador, o sistema se conecta ao servidor em questão de seu provedor de hospedagem. Uma vez estabelecida a conexão, o servidor, por sua vez, enviará os arquivos para o sistema, e o usuário poderá visualizar tudo conforme a ação realizada na interface.

Quais são os tipos de Hospedagem de Sites?

Existem vários tipos de hospedagem de sites que você pode aproveitar. Sem conhecer os tipos, você não entenderá exatamente qual serviço de hospedagem será melhor para o seu site. Então, para dar mais esclarecimentos, aqui explicamos os diferentes tipos de hospedagem de sites e como eles diferem uns dos outros. 

  • VPS Hosting

Na hospedagem VPS, um servidor físico está presente, conectado posteriormente a vários sub-servidores. Cada sub-servidor é conectado a um site específico para a privacidade de dados central e reduz o tempo de inatividade do site. A hospedagem VPS é uma parte da hospedagem dedicada onde cada site terá seu servidor dedicado. 

  • Cloud hosting

A Hospedagem Cloud é a forma avançada de hospedagem de sites em que vários servidores funcionam simultaneamente para se comportar como um servidor físico. Aqui, suponha que o servidor ao qual seu site está vinculado repentinamente tenha um pico de tráfego e o tempo de carregamento aumente. Nesse caso, a rede do servidor mudará automaticamente o seu site para outro servidor onde o tráfego é menor. Da mesma forma, se um servidor estiver inativo, seu site será atualizado automaticamente em outro servidor.

  • Hospedagem Compartilhada

Você pode entender pelo próprio nome que esses servidores de hospedagem são compartilhados por vários sites pertencentes a empresas e indivíduos. Mesmo que a hospedagem compartilhada seja a mais barata, há grandes chances de perda ou violação de dados. Além disso, quando o tráfego aumenta, isso afeta todos os sites que compartilham esse servidor específico. 

  • Dedicated hosting

Você terá que alugar um único servidor físico do provedor onde apenas o seu site será hospedado em hospedagem dedicada. A hospedagem dedicada é geralmente escolhida por empresas onde a maior parte dos arquivos e dados precisam ser armazenados no banco de dados do servidor. Mesmo que o servidor de hospedagem dedicado seja caro, pode-se carregar e executar vários sites e seus ambientes simultaneamente.

Como escolher o melhor provedor de hospedagem?

Para Hospedagem de Sites, você precisa escolher a melhor empresa provedora de hospedagem que fornecerá segurança ao seu site e cobrará taxas padrão de hospedagem. No entanto, como você pode cometer erros ao escolher o provedor de hospedagem, discutimos como você pode escolher o melhor disponível no mercado.

  1. Primeiro, você precisa decidir que tipo de serviço de hospedagem precisa para o seu site. Por exemplo, sites pessoais e regulares podem ser facilmente hospedados em um servidor compartilhado. Mas quando se trata dos sites de uma empresa, você precisa da nuvem ou do servidor de hospedagem dedicado. 
  2. Depois de ter decidido, verifique se o provedor de hospedagem tem ou não a certificação SSL, se o provedor não tem a certificação SSL, é melhor não escolher a empresa porque ela não seria capaz de fornecer a segurança adequada ao seu site . 
  3. Antes de finalizar o provedor de hospedagem, não se esqueça de verificar a taxa de inatividade do servidor e a velocidade do site. Ambos os fatores são críticos ao escolher um host, porque se o tempo de inatividade for alto ou a velocidade de carregamento do site for baixa, você não obterá o tráfego esperado. 
  4. É essencial escolher um sistema CMS adequado de forma que não prejudique o seu site de forma alguma caso a localização física do servidor seja alterada. 

Na discussão acima, explicamos tudo que você precisa saber sobre hospedagem na web, está funcionando, seus benefícios e muitos outros

INTELHOST Oferece os Melhores Planos de Hospedagem, Revenda de Hospedagem, Servidores VPS, VDS e Servidores Dedicados com Suporte Técnico 24hs

Rolar para cima