Como Melhor o SEO da sua Hospedagem de Site

Se você estiver usando um bom serviço de Hospedagem ou Revenda, ele poderá adicionar muito ao aspecto de SEO do seu site. Existem várias maneiras pelas quais o SEO do seu site pode ser afetado pela hospedagem que você está usando. Algumas das maneiras comuns são as seguintes:

• Velocidade de carregamento do site

Não há necessidade de convencer sobre a importância da velocidade de um site para uma boa classificação nos resultados dos mecanismos de pesquisa. A velocidade de carregamento é um fator muito importante que você precisará considerar ao trabalhar na otimização de mecanismos de busca de um site. Quanto maior a velocidade de carregamento, melhor classificação o site terá nos resultados de pesquisa para uma palavra-chave de destino específica.


E, no que diz respeito à relação entre a velocidade do site e a qualidade do serviço de hospedagem, verificou-se que serviços de hospedagem de boa qualidade resultam em maior velocidade de carregamento do site. Não há dúvida de que existem alguns plug-ins do WordPress que podem ajudá-lo a otimizar ou melhorar a velocidade do seu site. Mas uma boa hospedagem pode adicionar muito mais à redução no tempo de carregamento.

• Certificação SSL

Se você deseja fornecer aos visitantes do seu site uma plataforma segura, é necessário instalar um Certificado SSL nele. Uma plataforma segura fará com que seus visitantes confiem em você. E, quando houver uma relação de confiança entre você e seu público, haverá mais vendas.


Por outro lado, a instalação de um certificado SSL também afetará o SEO do seu site. Isso ocorre porque o mecanismo de pesquisa também prefere atribuir uma classificação mais alta ao site com um certificado SSL em comparação com o mecanismo sem esse certificado instalado. Um site com um certificado SSL terá seu URL começando com HTTPS e, por outro lado, o site sem esse certificado terá o URL começando com HTTP.


Existem muitos provedores de hospedagem que oferecem certificação SSL de graça. E não levará mais do que alguns minutos para instalar este certificado no seu domínio. Por outro lado, também existem alguns provedores de hospedagem que cobram pelo uso de Certificados SSL.

Não há dúvida de que você pode comprar um certificado SSL diretamente do SSLs.com para poder instalá-lo em seu domínio. Mas eu recomendo que você o instale através do seu provedor de serviços de hospedagem, em vez de instalar diretamente do SSL. Isso ocorre porque o processo de instalação será mais fácil se você fizer isso através da sua hospedagem.

• Downtime

Não existe nenhum provedor de hospedagem neste mundo que possa lhe garantir 100% de tempo de atividade do servidor. Independentemente do provedor de hospedagem que você selecionou, ainda haverá um período pequeno ou insignificante de inatividade em um ano. Este será o momento em que seu site ficará indisponível para os visitantes.


Ainda assim, selecionar um provedor que garanta o maior tempo de atividade disponível, como 99,999%, etc., pode ajudá-lo a adicionar muito positivamente ao SEO do seu site. Tente ir com o serviço de hospedagem com o menor tempo de inatividade.


Para estar ciente de quantas vezes seu site está sofrendo com o problema de inatividade, eu recomendo que você use o plug-in do WordPress como o Jetpack que enviará uma notificação imediatamente sempre que o site estiver inativo. Isso ajudará você a decidir se deve permanecer preso ao seu provedor de hospedagem atual ou mudar para outro com melhor tempo de atividade.

• Hacking Security

Não é necessário convencê-lo de que isso gera muita frustração se o seu site for invadido por hackers. Os proprietários de sites que já enfrentaram esse problema sabem muito bem como essa situação é perturbadora.


E, a principal razão para um site ser hackeado não é ter uma boa segurança contra hackers. Os mecanismos de pesquisa detectam facilmente esses sites. Quando detectados, os mecanismos de pesquisa começam a desindexar esse site. E o nome do domínio também pode ser colocado na lista negra pelos mecanismos de pesquisa se o problema de segurança não for resolvido.


Portanto, se o seu provedor de hospedagem na web não oferecer boa segurança contra hackers, acabará destruindo o SEO do seu site.

• Backup

Você não negará que o motivo possa ser esse, mas pode haver momentos em que você precise enfrentar uma perda inesperada de dados. O motivo pode ser como um desastre natural, ataques maliciosos etc.


Sempre que houver uma perda repentina de dados, se você não conseguir restaurá-los imediatamente, você perderá sua classificação. Todos os esforços que você fez para a otimização do mecanismo de pesquisa do seu site serão repentinamente inúteis. E você terá que iniciar a otimização do mecanismo de pesquisa do seu site novamente a partir do zero. É aí que você precisará ter os backups dos dados do seu site para poder restaurá-los imediatamente sempre que necessário.


Existem muitos provedores de serviços de backup de terceiros que você pode usar. Mas se você tiver um serviço de hospedagem de boa qualidade, não precisará se preocupar com os backups. Isso ocorre porque esses serviços de hospedagem também oferecem uma boa facilidade de backups.

• Consciência sobre SEO

Para poder executar um site de maneira saudável do ponto de vista do SEO, também é necessário que você escolha um provedor de hospedagem com bom senso e conhecimento dos parâmetros e problemas do SEO. Se o seu provedor de hospedagem não possui um conhecimento sólido dos problemas de SEO, como eles o ajudarão nesse aspecto do seu site?


Por outro lado, também haverá chances de ter efeitos negativos no SEO do site, devido a algumas mudanças erradas, conscientemente ou inconscientemente, feitas pelo provedor de hospedagem em seus servidores, se eles não tiverem conhecimento do SEO.

Olhando para todo o ponto mencionado acima, agora está claro que, se você escolher uma boa hospedagem para o seu site, isso ajudará muito a melhorar a parte de SEO do seu site. E, por outro lado, se você escolher uma hospedagem ruim, isso causará alguns efeitos negativos no SEO do seu site.

Rolar para cima